A partir do dia 20 de Janeiro será posta em vigor na nossa escola a campanha de recolha de materiais usados. Esta recolha tem como objectivo melhorar o ambiente, através da reutilização destas matérias, assim como a angariação monetária para fundos sociais. O local de deposição destes materiais, será no átrio da secretaria (para a recolha de radiografias) e à entrada da escola (para a recolha de óleos usados).




Importância desta Recolha

Em Portugal, um dos principais destinos dos óleos alimentares é a rede de esgotos ou o lixo residual. Esta atitude pode ter ainda outras consequências drásticas, ao nível da poluição e obstrução dos filtros existentes nas ETAR's, directamente prejudicial à saúde pública. A recolha destes óleos pode assim não só evitar a poluição da água mas também, uma vez reutilizada servir como matéria-prima na produção de biodisel.
Os tinteiros e os telemóveis usados podem também consistir numa fonte secundária de recursos naturais, visto que com a sua reutilização se podem poupar até 5 litros de petróleo por cada tinteiro ou tonner, ao mesmo tempo que se evita a deposição em aterro destes equipamentos cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente.

A recolha de radiografias (com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico) pode agora dar uma esperança aos mais carenciados. Através de processos de recuperação de metais permite a obtenção de cerca de 10 Kg de prata por cada tonelada de radiografias, sendo que os fundos da venda deste mineral revertem para um fundo de ajuda aos mais desfavorecidos.

Esta iniciativa permite então reduzir a poluição ambiental ao mesmo tempo atender alguns objectivos sociais, visando assim todas as vertentes do desenvolvimento sustentável.
Participem !!