Protocolo Experimental: Extracção de prata a partir de radiografias



Procedimento:

1. Cortar as chapas de Raios – X em pedaços
2. Furar as chapas na parte superior central e com um fio grosso e passar nos buracos, fazendo – se um nó entre cada 2 chapas, deixando as livre as 2 pontas do fio.
3. Preparar a solução alvejante comercial á base de hipoclorito (lixívia 5%) diluída em água numa porção de 3:2
4. Colocar a solução preparada anteriormente num recipiente de plástico descartável de boca larga de dimensões adequadas às chapas na solução a serem processadas
5. Mergulhar as chapas a serem processadas, movimentando-as para cima e para baixo (figura 1) segurando nas pontas dos fios.
6. Pendurar os fios, após alguns minutos, quando a gelatina estiver completamente depreendida. A base de plástico deve ser lavada e posteriormente pode ser reciclada.
7. Aguardar 24 horas até que ocorra precipitado.
8. Separar o precipitado da solução de hipoclorito diluída. Esta solução pode ser utilizada várias vezes, bastando que se reforce o alvejante sem a diluição.
9. Transferir o precipitado para um panela, usando água para a sua transferência, procedido de várias lavagens.
10. De seguida juntar a solução de hidróxido de sódio sólido em água, previamente elaborada, por aquecimento durante 15 minutos.
11. Juntar á solução sacarose e aquecer (num recipiente fechado para evitar as projecções) durante por 60 minutos obtendo-se a prata impura sólida que ainda não apresenta brilho.
12. Colocar, durante a fervura, água , para compensar as perdas por evaporação
13. Ao fim de 60 minutos isolar por decantação o aglomerado de prata impura.
14. Finalmente é feito o aquecimento da prata a 1.000ºC por 60 minutos numa mufla (um tipo de estufa) para assim se obter prata pura e com brilho.




PRESERVE O SEU PLANETA!